Maio Amarelo: entenda como as smart cities ajudam a reduzir o número de mortes no trânsito

O movimento Maio Amarelo surgiu em 2014 com uma proposta clara e simples: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e acidentes no trânsito em todo o mundo. A campanha propõe uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir a mortalidade no trânsito.  O tema escolhido para o ano de 2021 foi Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. 

Apesar do número de mortes ter  caído nos últimos anos, o trânsito brasileiro ainda mata milhares de pessoas todos os anos. Em 2019, quando foi divulgado o último levantamento pelo Ministério da Saúde, foram perdidas mais de 31.945 vidas. 

Primeira década de ações para a segurança no trânsito falhou

Na Conferência Mundial de Segurança Viária, realizada em fevereiro de 2020, na Suécia, a ONU e a OMS propuseram uma 2ª Década de Ação, com o mesmo objetivo anterior: reduzir em 50% o número total de mortes no trânsito em 10 anos, pelo simples fato que esse objetivo não foi alcançado na última década. 

A OMS estima que 2,4 milhão de pessoas devem morrer no trânsito apenas no ano de 2030.  Atualmente, mais de três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas. Os  acidentes de trânsito são a nona maior causa de morte do mundo. 

Smart cities ajudam a criar  soluções eficientes para reduzir acidentes

Segundo o relatório Sustentável e Seguro, lançado pelo WRI Ross Center for Sustainable Cities e pelo Banco Mundial, é preciso fornecer orientações para que seja criado um sistema de mobilidade seguro para todos.  A ação número um citada no relatório é “criar” cidades mais inteligentes, as smart cities

O planejamento urbano das cidades garante que as vias de alta velocidade não passem por áreas residenciais ou de uso misto, além de aprimorar os grandes corredores de transporte público e a conectividade com as demais vias. As cidades inteligentes representam um modelo conceitual de desenvolvimento urbano que é baseado na utilização do capital humano, coletivo e tecnológico para o aperfeiçoamento das vias urbanas. 

A Digicon oferece diversas soluções para o gerenciamento inteligente do tráfego, que auxiliam otimizando a circulação de veículos e pedestres nas ruas, permitindo não só a redução de acidentes, mas também aumentando a sustentabilidade dos municípios, já que uma cidade com menos congestionamentos também tem uma redução no índice de poluição, o que melhora a qualidade vida da população. 

Gerenciar as informações sobre o tráfego ajudam as prefeituras a adotarem medidas mais efetivas para a melhoria do trânsito. A Digicon auxilia a sociedade a diminuir esses acidentes, criando soluções eficientes  e inteligentes que melhoram a mobilidade urbana das cidades.

Confira todas as soluções que fazem cidades andarem com mais segurança.

Produtos relacionados

Catrax Fit
Catrax Fit

Solução com excelente performance e robustez.

Componentes Aeronáuticos
Componentes Aeronáuticos

Qualidade Certificada

CCA 1020 Light
CCA 1020 Light

Solução robusta, com excelente performance e baixo custo.

dGate SW
dGate SW

Bloqueio de portas pivotantes e configuráveis.