Acessibilidade em ambientes públicos e privados: mais que um dever, um direito

No Brasil, segundo o IBGE, 45,6 milhões de pessoas declaram ter ao menos um tipo de deficiência. Entre as principais, estão as dificuldades motoras – são muitos os que dependem do auxílio de uma cadeira de rodas para se locomover. Mais do que isso, eles também precisam de locais adaptados para a sua circulação e para a sua cidadania. Para eles, um controle de acesso mais funcional na entrada de prédios e condomínios, que permita a sua livre movimentação, se torna mais do que um detalhe, se torna essencial.

Aos 17 anos, Bruno Mahfuz sofreu um acidente que acabou lhe deixando cadeirante, e ao longo de sua vida, acabou enfrentando muitas dificuldades em relação à acessibilidade. O que parecia um problema, se tornou um desafio: ele criou o guiaderodas, uma iniciativa para auxiliar outras empresas, que se enxergam com um diferencial estratégico, a pensar em acessibilidade.

O guiaderodas tem como missão, tornar o mundo mais acessível para todos. Para Bruno, acessibilidade não é somente uma questão de estrutura física, mas sim de pessoas e ações. “Tudo o que for feito para facilitar o acesso para todas as pessoas é bem-vindo”, declara.

Pensando em acesso fácil para todos, a organização criou um aplicativo chamado “guiaderodas acessibilidade”. Nele, você pode encontrar comentários sobre lugares que são (ou não) de fácil acesso. Após visitar os locais, você pode comentar o que achou do lugar, indicar se a passagem por lá foi boa, média ou ruim. Além disso, o usuário pode responder a algumas perguntas sobre a acessibilidade do local, como: “a entrada é boa para pessoa com dificuldade de locomoção?”; “tem banheiro com acessibilidade?”; e “tem banheiro familiar ou fraldário?”, que facilitam àqueles que querem ir ao mesmo local.

A Digicon desenvolve equipamentos visando acessibilidade para todos desde 2002, quando lançou a Catrax Clip. Ela é uma catraca integrada ao sistema de controle de acesso do prédio, adequada para uso de pessoas com necessidades especiais. A medida que a Digicon foi desenvolvendo novos equipamentos para controle de acesso, também era prioritário desenvolver uma versão para portadores de necessidades especiais, como o dGate 900 (maior espaço para passagem  atendendo a norma ABNT NBR 9050).

A acessibilidade, era vista somente como cumprimento de lei, e por ser lei, muitas empresas acabavam fazendo o mínimo neste quesito. A Digicon se preocupa muito com a acessibilidade no controle de acesso, desenvolvendo equipamentos que não segreguem as pessoas, construindo espaços que todos possam passar e conviver tranquilamente. Um exemplo disso é o controle de acesso dFlow, que veio para revolucionar este mercado com o conceito FreeFlow, onde as portas ficam sempre abertas, permitindo um fácil acesso a todos. Este equipamento possui um sistema de monitoramento de alta precisão que possibilita que todas as passagens sejam com 900 mm e que não haja mais a diferenciação de acesso, sem perder a segurança no controle de acesso.

Conheça o guiaderodas: www.guiaderodas.com.br

Produtos relacionados

Catrax Clip
Catrax Clip

Solução para acessibilidade.

Catrax Go Clip
Catrax Go Clip

Giro sem esforço e acessível.

Catrax Master Clip
Catrax Master Clip

Solução acessível para grandes fluxos.

dGate AW
dGate AW

Bloqueio motorizado com design diferenciado.

dGate SW
dGate SW

Bloqueio de portas pivotantes e configuráveis.